segunda-feira, 16 de junho de 2008

Apresentação

Como marinheiro de primeira viagem, quer dizer, escritor de primeiro livro, fiquei pensando como fazer esta apresentação. Afinal, é minha primeira obra importante. Foi escrita, não vou dizer a várias mãos, mas, a vários empurrões. O que teve de gente empurrando esse cronista a publicar o livro em questão, não está escrito. Até ameaça de morte sofri, como foi o caso de uma professora de literatura que me falou certa vez, após ler uma das minhas crônicas: se você não publicar um livro, a viúva publica. É dura essa vida de escritor...

O que você vai ler nas próximas páginas são crônicas originadas em histórias vividas, sofridas ou ouvidas, em viagens por esse Nordeste a dentro. E também fruto da observação do dia-a-dia. Tudo isso com uma visão divertida dos fatos. São vinte e sete crônicas escritas em tempos diferentes, mas sem perder a contextualização.

Este é o nosso Concerto para triângulo em dó maior, resultado do empenho de pessoas amigas, colegas de trabalho, e da crença do jornalista e professor Vicente Serejo, que acredita ter visto um cronista na minha pessoa. Tomara que o oculista dele seja bom. Da ajuda de artistas como o Maciel Júnior, do entusiasmo da família e dos amigos (que são prá essas coisas também), e principalmente do apoio do Projeto Cultura da Gente, do Banco do Nordeste. A todos o meu muito obrigado.

Tasso Soares de Lima